Usar Creme Para Estrias ou Métodos Naturais? Veja Aqui Qual o Melhor!

Tempo de leitura: 20 minutos

Em função de tantas dúvidas que o assunto sugere, neste post vou abordar o tema CREME PARA ESTRIAS.

Além das gordurinhas indesejadas, as estrias também entram na lista de preocupações na vida de muitas pessoas.

Independente de sexo, idade, ter sido gestante ou não, as estrias muitas vezes estão presentes, provocando desconforto, limitando, inibindo, deprimindo…

Elas não causam dor física, é verdade, mas geralmente causam a pior dor que existe: a dor emocional.

Por outro lado, existem atualmente no mercado, várias formas de tratamentos para estriasUma delas se apresenta em forma de creme.

Mas um creme para estrias é mesmo eficaz? Existe uma única e verdadeira resposta:

Depende!

Depende dos ativos na formulação do creme para estrias, da cor das estrias, da profundidade das estrias, do estado da pele, do tempo que for utilizado o creme e também do organismo da pessoa, já que cada pele vai reagir de um jeito, de forma que o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra.

Creme Para Estrias

Um creme para estrias possui princípios ativos que a maioria de nós desconhece.

Vamos falar um pouco sobre eles, não somente a título de informação, mas principalmente, por uma questão de segurança em relação a sua saúde.

Alguns elementos que existem na fórmula de um creme para estrias, são:

  • com ácido retinóico
  • com ácido glicólico
  • com ácido salicílico
  • com fatores de crescimento

CREME PARA ESTRIAS A BASE DE ÁCIDO RETINÓICO 

O que é ácido retinóico?

O ácido retinóico – também chamado de tretinoína ou retinol – é uma substância derivada da vitamina A, muito utilizada em tratamentos de pele, principalmente os voltados para o rejuvenescimento facial.

O ácido retinóico atua em diversos processos biológicos vitais muito utilizado em dermatologia, devido a algumas de suas funções, como no tratamento de alguns problemas ligados ao corpo de modo externo.

creme para estrias que contém ácido retinóico, promove a renovação das células e estimula a formação de colágeno, melhorando o aspecto dessas lesões na pele.

O creme para estrias com ácido retinóico também atua como redutor do tamanho e espessura das estrias, melhorando a sua tonalidade em relação à cor da pele.

Pode ser utilizado para tratar os dois tipos de estrias: as estrias vermelhas, que são lesões recentes; e as mais antigas, estrias brancas.

No entanto, o creme para estrias com o ativo ácido retinóico é mais efetivo no primeiro tipo, as estrias vermelhas, apresentando resultados mais rápidos e significativos.

A utilização desse creme com ácido retinóico aplicado às estrias brancas, fará com que a melhora também acontece, mas de forma mais lenta e gradativa.

Como utilizar creme para estrias com ácido retinóico 

Em primeiro lugar, o creme para estrias a base de ácido retinoico não pode ser usado sem prescrição médica, pois o especialista é que saberá qual a concentração mais adequada para cada caso.

Utilizado em casa, principalmente à noite, o creme com ácido retinóico, necessariamente deverá ter sua dosagem indicada pelo dermatologista que avaliou a extensão do problema.

Este creme para estrias é aplicado direto na região afetada e na manhã seguinte deverá ser removido, utilizando filtro solar na sequência, pois a pele fica mais sensível aos raios solares, podendo inclusive manchar com a exposição ao sol.

Pomada ou Creme para estrias, farmacêuticos ou manipulados contendo ácido retinóico

Existem versões de cremes e pomadas contendo ácido retinóico, vendidos em farmácias sem a necessidade de receita médica e também feitos por manipulação.

Em ambos os casos, as concentrações de ácido retinóico, tanto no creme para estiras, quanto na pomada, são baixas para proporcionar um uso seguro, já que essa substância pode causar danos à pele, caso seja usada em excesso. Sendo assim, os resultados dificilmente serão satisfatórios.

Efeitos colaterais e cuidados após o uso de creme para estrias com o ativo ácido retinóico 

Como vimos anteriormente, o creme para estrias com ácido retinóico é uma substância que agride a pele, portanto, os tratamentos com ele podem trazer alguns efeitos colaterais, como vermelhidão, coceira, irritação cutânea, ardência e descamação.

Após o uso de qualquer produto, contendo ácido retinóico, a pele fica muito sensível e por isso, é preciso ter cuidado principalmente com a exposição solar, que deve ser evitada durante todo o tratamento, caso contrário o sol pode causar manchas irreversíveis na pele.

Contraindicações do uso de creme para estrias contendo ácido retinóico 

O uso do creme para estrias com o ativo ácido retinoico não deve ser feito se a área de pele afetada tiver lesões ou infecções ativas, como herpes simples ou infecções bacterianas, em portadores de rosácea, pessoas com alergia ao ácido retinóico e inclusive as que fazem tratamento com outros ácidos ou produtos despigmentantes.

Além disso, o ideal é que não seja feito por pessoas que necessariamente se expõem ao sol, seja por praticar esportes, viajar ou por trabalhar ao ar livre.

O uso do creme para estrias com ácido retinóico não deve ser feito, em hipótese alguma, durante a gravidez, pois pode causar má formação fetal.

Já durante a amamentação, só é permitido após os 6 meses do bebê e ainda sim, com orientação médica.

Além do creme para tratamento de estrias, qualquer produto com ácido retinóico não deve ser aplicado sobre a pele inflamada, eczematosa ou com queimaduras de sol.

CREME PARA ESTRIAS COM O ATIVO ÁCIDO GLICÓLICO 

O que é o Ácido Glicólico?

Ácido Glicólico é um ácido orgânico derivado da cana de açúcar e de vegetais doces. Incolor e sem cheiro, é muito usado em produtos rejuvenescedores para a pele, facilitando a penetração de substâncias, além de possuir ação de radicais livres e auxiliar na formação de colágeno.

O ácido glicólico é um sólido cristalino e solúvel em água, manipulado em farmácias especializadas com a finalidade de ser usado para tratamentos estéticos.

Um creme para estrias com o princípio ativo ácido glicólico, possui a capacidade de esfoliar a pele, de clareá-la e de estimular síntese de colágeno na derme, evitando ou retardando o seu envelhecimento.

A utilização do creme contendo ácido glicólico torna a pele mais fina, reduzindo as cicatrizes.

Creme para estrias a base de ácido glicólico é considerado um esfoliante mais agressivos, sendo preferencialmente indicado em peles mais resistentes e mais claras.

Ao usar o creme com ácido glicólico na pele, ele irá fazer uma escamação superficial, deixando-a mais sensível e com a necessidade de produzir mais colágeno para criar uma pele nova.

Com essa esfoliação da pele, provocada pelo creme para estrias com ácido glicólico, ela se renova, diminui os poros, retira manchas e imperfeições e dá um aspecto de renovação no local.

Como utilizar creme para estrias com ácido glicólico 

Assim como no caso do creme para estrias com ácido retinóico, o creme a base de ácido glicólico não pode ser usado sem prescrição médica.

O profissional irá fornecer todas as orientações, mas basicamente o creme para estrias com ácido glicólico é utilizado sobre a pele limpa e desengordurada, porém seca, para melhorar a absorção do produto.

A pessoa que for utilizar o creme para estrias com ácido glicólico não poderá depilar a pele dois dias antes, não esfoliá-la e não deve ter feito nenhum procedimento agressivo.

Pomada ou Creme para estrias, farmacêuticos ou manipulados contendo ácido glicólico

Da mesma forma que o creme a base de ácido retinóico, também o creme para estrias com ácido glicólico que pode ser adquirido sem receita médica, possui baixa concentração do ativo, portanto os resultados esperados, se acontecerem, serão a longo prazo.

Cuidados depois de usar creme para estrias com o ativo ácido glicólico 

O creme para estrias que possui em sua fórmula o ácido glicólico torna a pele mais sensível, portanto após seu uso, o ideal é não expor a pele ao sol sem a proteção adequada, ou isso pode causar forte irritação na pele com descamação, vermelhidão e até mesmo o surgimento de manchas.

Outro fator importante é sempre que quiser fazer um tratamento de pele procure um bom profissional, um dermatologista de confiança que vá analisar e compreender as suas necessidades, receitando um tratamento ideal e exclusivo para o seu tipo de pele e manchas.

Contraindicações do uso de creme para estrias com o ativo ácido glicólico 

  • Durante a gravidez;
  • Durante a amamentação;
  • Em peles sensíveis;
  • Em peles expostas ao sol com frequência;
  • Em peles negras;
  • Em peles com infecções.

Efeitos colaterais do uso do creme para estrias com o ativo ácido glicólico 

Quando usado em pessoas com alergia ao ácido glicólico ou em concentração muito alta, pode causar manchas e queimação na pele, além da formação de bolhas.

A exposição solar sem proteção pode ocasionar:

  • Vermelhidão;
  • Descamação;
  • Surgimento de manchas.

CREME PARA ESTRIAS A BASE DE ÁCIDO SALICÍLICO 

O que é o Ácido Salicílico?

É um ácido natural de origem vegetal encontrado, primeiramente, na casca de uma árvore de salgueiro com propriedades esfoliantes e antimicrobianas, o que significa que afina a camada espessa da pele, além de evitar a contaminação por bactérias e fungos, estimula a renovação das células e a entrada de outros ativos.

Como utilizar creme para estrias com ácido salicílico?

Também como nos casos anteriores, com as instruções de dosagem do seu dermatologista. Durante o tratamento para estrias com o ácido salicílico, a pele fica mais fina e sensível, por isso é muito importante evitar a exposição solar.

Entretanto, estima-se que atualmente cerca de 1% da população sofra de salicilismo, uma alergia ao ácido salicílico ou ácido acetilsalicílico.

Portanto, quem tem alergia ao ácido salicílico contido nos medicamentos, durante o tratamento com o creme para estrias que contenha essa substância, também poderá apresentar reações adversas.

Contraindicações do uso de creme para estrias contendo ácido salicílico 

  • Mulheres nos 3 últimos meses da gravidez;
  • Pessoas com tendência a sangramento;
  • Pessoas com úlcera no estômago ou no intestino;
  • Pessoas que tenham hipersensibilidade ou alergia ao ácido.

Efeitos colaterais do uso de creme para estrias contendo ácido salicílico 

Apesar de raros, os efeitos colaterais podem sim aparecer. São eles:

  • Vermelhidão;
  • Ressecamento;
  • Queimadura;
  • Hiperpigmentação temporária;
  • Formação de crostas.

CREME PARA ESTRIAS COM FATOR DE CRESCIMENTO

O que são Fatores de Crescimento?

Fatores de Crescimento são proteínas  produzidas por células do tecido e são responsáveis pelo fenômeno conhecido por “Comunicação Celular”.

Graças a esta “comunicação química” existente entre as células, que o tecido desempenha a sua função. Através do envelhecimento e por decorrência de algumas doenças, a produção de Fatores de Crescimento é diminuída e, com ela, a fisiologia do tecido.

Os Fatores de Crescimento têm função específica na pele e participam em várias etapas e processos do ciclo celular.

Os Fatores de Crescimento são considerados moléculas proteicas produzidas pelo organismo, que se ligam a outros componentes celulares e assim exercem sua finalidade, sendo fundamentais para proteção, manutenção da integridade da pele e regulação de tecidos normais.

Sem os Fatores de Crescimento, por exemplo, não ocorreriam os processos de cicatrização, por isso são indicações frequentes na recuperação de tecidos lesionados, como no tratamento das estrias.

Os Fatores de Crescimento iniciam o processo de cicatrização (remodelação), substituindo o tecido danificado por um tecido novo; estimulam a produção de matriz extra celular e desta forma promovem o preenchimento da epiderme, derme e hipoderme (subcutâneo).

Lembre-se que todo e qualquer creme para estrias ou outro produto à base de química, deve ser prescrito por um profissional da área.

Os fatores de crescimento mais utilizados em creme para estrias, são:

Creme para estrias com Fator de Crescimento Epidermal – EGF

São cremes que reduzem e previnem linhas e rugas pela ativação de novas células da pele; devolvem a uniformidade no tom da pele, juntamente com a vitalidade e energia; recuperam a aparência jovial,  eliminando cicatrizes como as estrias e manchas da pele.
Aplicações: com formulações tópicas, exclusivas para a pele.

Creme para estrias com Fator de Crescimento Transformador – TGF

São cremes com Fator de Crescimento especialmente anti-aging (anti-idade), pois além de induzir à proliferação de fibroblastos e produção de colágeno e elastina, também induzem à proliferação de células epidermais e consequente renovação celular.
Aplicações: cremes para estrias com formulações anti-aging e cicatrizantes, são para a face e corpo. Uso exclusivo para a pele.

CREME PARA ESTRIAS VERMELHAS E ESTRIAS BRANCAS

Para começar, nenhum creme ou qualquer tipo de produto para tratamento para estrias vai funcionar “da noite para dia”.

Independente do ativo utilizado, do creme utilizado, uma coisa é certa: o tratamento para estrias será longo e os resultados serão progressivos.

Ou seja, não dá para começar a usar um creme para estrias hoje e querer que em dois meses elas tenham desaparecido. Isso não existe! As estrias podem, dependendo do ativo, reduzir, mas isso acontece aos poucos, lentamente.

No caso das estrias vermelhas, que ainda estão em processo inflamatório, o tratamento geralmente é mais rápido e a melhora bem maior.

Já no caso das estrias brancas, quando já se consolidou a cicatriz provocada pela ruptura das fibras de colágeno, os tratamentos são mais longos.

Os cremes que proporcionam melhor resultado no tratamento para estrias brancas, são os que possuem como ativo o Fator de Crescimento, que restaura e cicatriza os tecidos. Como as estrias são cicatrizes, seu uso é bastante utilizado nesses casos.

Creme para estrias brancas a base de ácidos glicólicos e retinóicos são benéficos sozinhos ou combinados.

Estudos revelam a eficácia do ácido glicólico a 20% combinado com o ácido retinóico a 0,05% sobre as estrias brancas no abdômen ou coxas.

Como vimos, existem no mercado uma variedade de creme para estrias vermelhas e estrias brancas, com vários princípios ativos.

A única forma mais segura de saber qual creme é o mais indicado no seu caso, será consultando um especialista da área.

Mas de momento, falaremos um pouco sobre as opções mais procuradas.

Creme/pomada para estrias Vitanol A

A pomada Vitanol A para estrias age fazendo uma esfoliação muito profunda na pele, removendo as células superficiais, fazendo com que a área com estrias seja renovada.
Desta forma  a agressão causada pelo Ácido Retinoico que tem no Vitanol A, ajuda a eliminar as estrias.
Em alguns casos as estrias ficam menos perceptíveis, aplicado tanto para estrias vermelhas, quanto para estrias brancas.
Se a pomada Vitanol A for utilizada no tratamento das estrias vermelhas o resultado é melhor, pois as estrias vermelhas são mais recentes, promovendo uma regeneração da pele de forma mais eficaz.
As estrias brancas são mais antigas e por isto mais difíceis de se eliminar. Mesmo assim, com o uso do Vitanol A em estrias brancas, elas ficam menos aparentes.

Assim como qualquer outro tratamento dermatológico, a consulta a um profissional é indispensável para que os resultados sejam satisfatórios.

O uso exagerado ou prolongado do Vitanol A pode afinar a pele, romper vasinhos sanguíneos que a permeiam e, além disso, causar rugas, devido à constante inflamação causada pelo ácido retinoico da sua composição.

A dosagem do Vitanol A  no tratamento de estrias necessita de atenção especial, para que a pele não seja prejudicada.

Se usado com uma dosagem muito alta, o Vitanol A pode irritar, manchar mais, descamar, entre outros problemas.

Outro fator que não pode ser deixado de lado é o uso de protetor solar ao longo do tratamento para estrias com o Vitanol A.

Uma vez que a pele estará mais fina em decorrência do ácido retinóico, abrir mão do protetor pode ser um erro grave, ocasionando machucados e até queimaduras.

Cicatricure Gel para estrias

Cicatricure Gel, de maneira geral, age melhorando a hidratação e a qualidade da pele, que se regenera em uma situação melhor, aliviando a cor e a textura das estrias.

Cicatricure Gel nas estrias vermelhas torna-as mais finas e claras, suavizando a aparência.

Entre os principais ingredientes da fórmula do Cicatricure Gel utilizado no tratamento de estrias estão alguns naturais, como extrato de cebola, de camomila, de tomilho, de conchas marinhas, da folha de nogueira, de babosa, de centela e óleo de bergamota.

Segundo o fabricante, não há contraindicações para o uso do Cicatricure Gel no tratamento das estrias.

Creme para estrias Bio-Médicin

O creme para estrias Bio-Médicin, faz com que elas fiquem mais amenas de forma progressiva.

Em sua formulação o creme Bio-Médicin não contem ácidos e através de enzimas vegetais, digere as células mortas, estimulando o processo de renovação celular.

Conforme a bula, o creme Bio-Médicin  deve ser aplicado diariamente após o banho em uma fina camada sobre a área a ser tratada.

O tratamento com o creme Bio-Médicin é recomendado fazer por um período mínimo de 90 dias ininterruptos.

O creme para estrias Bio-Médicin possui 23,8% de ativos naturais, agindo diretamente nos tecidos fibrosos.

Além de hidratar e estimular o processo de renovação das células, sua fórmula sem ácido e rica em vitaminas e extratos vegetais estimula a produção de colágeno e elastina.

O creme para estrias Bio-Médicin espalha bem, seca rápido e tem rápida absorção.

Gel Hinode para tratamento de estrias

Na verdade, o gel Hinode é redutor de medidas exclusivo, desenvolvido para auxiliar na queima de gordura localizada.

Sua fórmula é feita com cânfora e mentol, o que causa uma grande sensação de frescor e de calor ao mesmo tempo. Indicado também para tratar estrias e celulite!

Outros benefícios do Gel Hinode

  • Auxilia na firmeza da pele e na queima de gordura localizada
  • Faz a crioterapia, o tratamento a frio
  • Esquenta e esfria ao mesmo tempo causando a vasodilatação superficial, ajudando a combater a gordura localizada. Relaxa a temperatura da pele, mantendo o equilíbrio térmico.
  • Trata e melhora o aspecto das celulites e estrias

De tudo que se viu até agora, já temos condições de tirar algumas conclusões:

_ Creme para estrias, que seja acessível ao público sem receita médica, contem baixos teores dos ativos considerados eficazes.

_ Creme para estrias que pode ter resultados satisfatórios, só pode ser vendido com receita médica, por apresentar teor mais alto dos ácidos e outros elementos controlados em sua formulação.

_ Para termos acesso à receita significa obrigatoriamente uma consulta com um dermatologista.

_ Feito isso, os tratamentos com creme para estrias duram, no mínimo, três meses.

_ Na maioria dos tratamentos para estrias, a aplicação dos cremes deve ser feita diariamente.

_ O preço das consultas varia muito e o preço dos cremes para estrias está em torno de R$ 60,00.

_ As contraindicações na utilização de creme para estrias são relativamente consideráveis.

_ Se, depois de fazer o tratamento para estrias com os cremes, se você não considerar o resultado satisfatório, dificilmente irá ter reembolso das consultas ou dos produtos.

A essa altura vocês devem estar se perguntando: “Mas então, o que faço?”

E as gestantes que só poderão utilizar creme para estrias após os nove meses de gravidez, mais seis de amamentação: “Vou ficar quinze meses apenas olhando as estrias se formando, sem poder fazer nada?”

Com certeza amamos demais essas criaturinhas maravilhosas que carregamos dentro de nós e depois em nossos braços.

Mas isso não significa que vamos NOS deixar de lado. MUITO PELO CONTRÁRIO!!!

Quanto melhor estivermos, melhor cuidaremos deles.

Pensando e já tendo vivido tudo isso, pesquisei profundamente o assunto e quero apresentar uma outra alternativa: O Método Adeus Estrias

Este método é 100% natural e só por este fato, já merece sua atenção.

Custa muito menos que um tratamento convencional, mas totalmente eficaz e sem nenhum risco a sua saúde, do seu bebê ou até mesmo do seu bolso, porque se você não ficar satisfeita, será TOTALMENTE reembolsada, sem questionamentos.

Então você realmente não perde, nem arrisca nada experimentando.

Você poderá utilizar o Método Adeus Estrias em qualquer época, a qualquer tempo, sem medos e sem culpas.

CONHECER o Método Adeus Estrias não custa nada.

 

Clique no link, experimente e aguarde, mas não por um milagre… Aguarde os resultados!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *