Pilates Emagrece? A Resposta É NÃO! Clique e Entenda o Porque.

Tempo de leitura: 7 minutos

Olá, meninas! Muitas pessoas têm dúvidas se Pilates emagrece mesmo.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre essa atividade física.

  • Joseph Pilates, disse: “Se um indivíduo tem 20 anos e está encurvado, é um velho. Porém se tem 60 anos e tem flexibilidade e força, é um jovem”.

Joseph Pilates, de nacionalidade alemã, criou o Pilates na década de 20, sendo um sistema completo de exercícios executados em equipamentos e aparelhos específicos, para atender às necessidades dos praticantes. O método se destaca por ocasionar uma integração entre corpo, mente e espírito.

Pilates é considerado atualmente o método mais eficiente de condicionamento físico.

De acordo com seu criador, o princípio básico do Pilates é a Contrologia: Arte do Controle e Equilíbrio mente-corpo. No Pilates, nenhum movimento é feito de forma automática ou passiva, mas, sim, com consciência, precisão e rigor técnico.

Quando você pratica o Pilates, estará realizando uma atividade física, entendendo o “como” e o “porquê” de seus movimentos.

Mas… Pilates emagrece? Sim, porque melhora a composição corporal, diminuindo massa gorda e aumentando a massa magra. No entanto, isso vai depender do volume e intensidade do treinamento.

O objetivo dos exercícios de Pilates, é a revigoração do Centro de Força do corpo, formado pelos músculos do abdômen, região lombar, glúteos e assoalho pélvico.

A prática sistemática do Pilates emagrece, pois trabalha de forma intensa a musculatura abdominal, redefinindo a cintura e eliminando as tais “gorduras localizadas”.

Então, o Pilates emagrece, pois é um treinamento de força, auxiliando no aumento de massa muscular, provocando mais queima de calorias, sendo os músculos grandes gastadores de energia.

Neste ponto o Pilates emagrece, visto que tem como objetivo principal fortalecer e esculpir o corpo, deixando-o mais definido.

Pilates ajuda a emagrecer

Pilates ajuda a emagrecer de forma mais rápida, quando estiver aliado a uma alimentação equilibrada e outra atividade física de alta intensidade.

Proporcionando um alinhamento postural, o Pilates confere uma melhor definição corporal, diminuindo a barriga e valorizando outras partes do corpo. Uma boa postura sempre deixa a pessoa mais elegante e bonita”.

Além dessa consciência corporal, o Pilates ajuda a emagrecer e promove um grande trabalho mental, deixando o praticante muito mais feliz consigo mesmo.

Dependendo da condição física e esforço do praticante, o Pilates ajuda a emagrecer utilizando programas voltados mais especificamente para esse fim, acelerando o metabolismo e alcançando um gasto calórico em torno de 400kcal, em uma hora de treino.

Pilates emagrece em quanto tempo

Considerando que a tonificação do corpo ocorre de forma gradual, exigindo dedicação de seus praticantes, a dúvida: Pilates emagrece em quanto tempo? Vai depender de muitas variáveis.

Deve se levar em conta, por exemplo:

  • Que cada pessoa se dedica de forma diferente aos exercícios
  • Que a queima de calorias não ocorre da mesma forma entre os praticantes, pois cada um têm seu biotipo
  • Que é necessário seguir, de maneira disciplinada, as orientações do programa no qual o praticante esteja engajado
  • Que esta prática deverá estar aliada a uma alimentação mais equilibrada

Enfim, a resposta para a pergunta Pilates emagrece em quanto tempo? Dependerá mais da própria pessoa que o pratica, do que de fatores externos.

Pilates para emagrecer

Pilates para emagrecer deve seguir um programa previamente definido por profissional da área de educação física ou nutricionista que irá levar em conta as necessidades ou objetivos do praticante, montando um cronograma específico, contendo exercícios  e a dieta ideal para o caso.

Portanto, quem busca a prática do Pilates para emagrecer, deverá fazê-lo com orientação, pois a variedade de aparelhos e exercícios é considerável, correndo-se o risco de, fazendo por conta própria, não se alcançar o objetivo desejado, ou levar um tempo maior que o necessário.

Aula de Pilates para emagrecer

Além de oferecer todos os benefícios de uma atividade física comum, aula de Pilates para emagrecer é uma prática segura para a saúde física, pois corrige a postura, aumentando a elasticidade do corpo e aliviando o estresse.

Geralmente, atividades físicas convencionais tendem a trabalhar o emagrecimento através de uma atividade aeróbica, ou por meio da tonificação do músculo – como a musculação – para deixar o corpo firme e forte. Executando aula de Pilates para emagrecer, obtêm-se os dois benefícios juntos: evitar a flacidez e perder medidas.

Muitas vezes, o despreparo de quem realiza atividades físicas leva à exaustão, provocando desmotivação ou sensação de incapacidade.

Com aula de Pilates para emagrecer isso não acontece, pois os movimentos são realizados de forma fluente, com calma e poucas repetições. A eficiência está na qualidade e não na quantidade. Assim, o praticante não cansa com facilidade, conseguindo grandes resultados.

Exercícios de Pilates

Os exercícios de Pilates podem ser realizados tanto no chão como em aparelhos. Qualquer atividade de Pilates trabalha os músculos de dentro para fora, valendo dizer que o corpo estará mais forte e o tônus obtido se manterá por mais tempo.

Para melhores resultados, o ideal é praticar exercícios de Pilates duas ou três vezes por semana. O corpo geralmente responde de forma rápida à atividade, mas o alcance da forma física desejada irá variar entre os praticantes.

O profissional que se encontra nos locais desta prática de atividade, adapta os exercícios de Pilates a cada pessoa, podendo ela ser atleta, idosa, gestante ou portadora de deficiência física. O Pilates é naturalmente adaptável.

Pilates em casa

Apesar do que muitas pessoas pensam, Pilates em casa é totalmente possível e não necessita de investimentos caros.

É uma ótima opção para quem gosta desta modalidade, mas não quer frequentar academias. No Pilates em casa não existe monotonia nos exercícios, pois dispensa grandes repetições de movimentos.

Antes de iniciar esta prática na sua residência, escolha um ambiente tranquilo, onde você possa sentir bem-estar e ter concentração adequada.

O Pilates utiliza a força do próprio corpo para a realização dos exercícios. A partir do momento que você aprende na prática os movimentos necessários para uma execução perfeita, se torna muito mais prazeroso realizar uma atividade física no conforto da sua casa e alcançar seu objetivo.

Pilates em casa ou na academia, aperfeiçoa a musculatura corporal, emagrece, evita doenças cardiovasculares, elimina o estresse do dia-a-dia, estimula a coordenação motora, previne fraturas, além de muitos outros benefícios.

Veja alguns exemplos:

Exercícios de Pilates em casa:

Screenshot_12


Screenshot_13


Screenshot_14

Pilates para gestantes

Os exercícios de Pìlates para gestantes são extremamente benéficos, visto que, entre outras regiões do corpo, também fortalecem a musculatura das costas, barriga, abdômen, região pélvica e pernas.

Aliás, todo o organismo feminino se beneficia, pois a prática do Pilates para gestantes trabalha corpo e mente, preparando a futura mamãe para essa nova etapa em sua vida.

Apesar dos pontos positivos que o Pilates para gestantes pode proporcionar, é importante ressaltar que toda e qualquer atividade física de uma gestante deve ser realizada sob orientação de seu médico, sendo ele o profissional que está acompanhando todo o processo gestacional.

Os exercícios de Pilates voltados para gestantes, são projetados por trimestre de gestação e levando em conta as condições físicas de cada futura mamãe, além de serem executados de forma lenta e controlada, respeitando a individualidade de cada uma, tornando este método muito seguro.

Veja alguns exemplos:

Exercícios de Pilates para gestantes:

PILATES EMAGRECE


PILATES EMAGRECE


PILATES EMAGRECE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *