Como Funciona o Tratamento a Laser Para Estrias. Entenda Tudo Aqui!

Tempo de leitura: 8 minutos

Olá, meninas! Dando segmento ao assunto estrias, vamos conhecer neste post o tratamento a laser para estrias.

O que é laser?

Tratamento a Laser Para Estrias

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em raios lasers. Mas você sabe o real significado dessa expressão e as aplicações do laser? Não? Então vem comigo!!

A palavra LASER é uma sigla em inglês:  Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation que significa Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação.

A ideia por trás de um laser é utilizar a emissão estimulada para desencadear uma ação em cascata entre as partículas de luz, ou seja, conseguir que todas essas partículas tenham o mesmo comportamento e se propaguem em uma mesma direção, em forma de raios.

E onde as estrias entram nessa história?

Relembrando, as estrias vermelhas são as recentes. Normalmente, na sua fase inicial, apresentam-se avermelhadas ou arroxeadas e gradativamente assumem uma coloração esbranquiçada. Também podem ser precedidas de prurido no local de aparecimento.

As estrias brancas são estrias antigas, que já não apresentam reação inflamatória.

Entre outros tantos, também é possível utilizar tratamento a laser para estrias.

É necessário esclarecer que não são em todos os casos que o laser proporciona os resultados esperados. Busque informações a cerca desse tratamento e se ele se aplica ao seu caso.

Tratamento a Laser Para Estrias

Pode-se dizer que o tratamento a laser para estrias funciona como um chuveiro elétrico de raios, que atingem a área onde as estrias estão localizadas, causando uma leve queimadura no local, com o objetivo de estimular a produção de novo colágeno e elastina.

Com essa leve queimadura, após alguns dias de ter sido feito o tratamento a laser para estrias, a pele irá descamar, surgindo uma pele nova.

Tipos de lasers utilizados

Fotoderm

O fotoderm (PhotoDerm – luz intensa pulsada) é um equipamento de tecnologia pós-laser, evolução do laser convencional. Emite grande quantidade de energia de maneira precisa e controlada.

De acordo com o fabricante, esse tratamento a laser para estrias é indolor e muito rápido, pois num único disparo, é tratada uma grande área sem necessidade de anestesia. É aplicado apenas uma camada de gel sobre a pele.

Algumas literaturas defendem que, a Luz Intensa Pulsada não é um laser, pois o feixe de luz é policromático – raios de luz com várias cores.

Que poucos raios são absorvidos pela lesão e o tratamento fica ineficiente, além de que outros elementos da pele absorvem parte dos raios, com risco de provocar danos.

Que o feixe de luz não é colimado (uma única direção). Sendo assim, os raios de luz se dispersam rapidamente para todas as direções, reduzindo a eficiência.

Dye laser

Ou laser de corante, é um laser que utiliza um corante orgânico como meio ativo, geralmente como solução líquida e produz um raio laser que tem seletividade e é absorvido apenas pela cor vermelha/vinho.

Acelera o tempo de maturação da cicatriz e a torna menos visível mais cedo, promovendo a remodelação do colágeno, tornando-a menos rígida (menos fibrótica).

Laser de Krypton

É um laser utilizado na dermatologia em lesões pigmentadas e vascularizadas (com cor e vasos sanguíneos). Emite luz nas faixas amarela e verde.

Esses três tipos acima, em relação ao tratamento a laser para estrias, são mais indicados para tratar das estrias em seu estágio inicial, as vermelhas.

Laser de CO2

O Laser de CO2 é um laser que tem alta afinidade pela água presente nas células da pele, sendo absorvido por elas.

Quando a energia do Laser de CO2 é absorvida, há um rápido aquecimento dessas células na pele, que se vaporizam.

Aplicado ao tratamento a laser para estrias, o processo deixa um espaço de regeneração da pele, que se retrai de forma rápida, provocando reorganização do tecido vaporizado e da pele ao redor, auxiliando e estimulando a produção de colágeno.

O Laser de CO2 remove camadas inteiras da pele, em uma profundidade programada pelo operador do aparelho.

Este tipo de laser atua em toda a superfície aplicada, à semelhança de um jato, causando maiores efeitos, mas também com lesões da pele maiores, necessitando um tempo de recuperação muito maior após sua aplicação.

Em função disto, sua tecnologia foi aperfeiçoada para o sistema de Laser CO2 Fracionado.

Laser de CO2 Fracionado 

No tratamento a laser para estrias este método funciona como um “chuveiro de alta potência”. Neste caso o laser penetra de maneira profunda na pele, mas deixa áreas íntegras ao redor. O tempo de recuperação é mais curto, pois a porção de pele que não foi atingida pelo laser auxilia na recomposição da pele lesada.

Nesse tratamento, ocorre um estímulo à cicatrização e à remodelação do colágeno, por eliminar uma parte da pele lesada, estimulando a formação de um novo tecido.

De acordo com os especialistas, o tratamento é superior em relação ao Laser de CO2 tradicional, pois apresenta melhores efeitos e menores efeitos colaterais.

tratamento a laser para estrias de CO2 ou CO2 Fracionado, pode ser aplicado tanto nas estrias vermelhas, quanto nas estrias brancas.

No primeiro caso, ele irá provocar o fechamento dos vasos sanguíneos de pequeno tamanho, estimulando a produção de colágeno na região, proporcionando um aspecto mais natural à pele, diminuindo o tamanho das estrias.

No segundo caso, também existe a produção de colágeno, tendo seu efeito mais especificamente na aproximação das bordas das estrias, preenchendo as mesmas.

O tempo do procedimento utilizando o tratamento a laser para estrias é considerado relativamente rápido, demorando em torno de 20 a 45 minutos, dependendo da área a ser tratada. Em média, são necessárias 3 a 6 sessões para atingir resultados satisfatórios, mas apenas o profissional terá condições de avaliar essa questão.

Dependendo da área a ser tratada, do equipamento e técnica utilizados, as sessões podem ser feitas com intervalos de 2 a 6 semanas.

Produtos anestésicos na área a ser tratada e equipamentos para diminuir dor e sensibilidade ao procedimento, poderão ser utilizados no momento do tratamento a laser para estrias.

Contraindicações do tratamento a laser para estrias

  • Gravidez
  • Lesão pigmentar suspeita
  • Pessoas com sensibilidade à luz (como portadores de Lupus e Pênfigo)
  • Histórico de problemas de cicatrização
  • Formação de queloides
  • Hiperpigmentação
  • Herpes em atividade
  • Pessoas em tratamento com isotretinoína
  • Pessoas em tratamento imunossupressor, como quimioterapia ou radioterapia

Como o Laser de CO2 pode provocar alteração na pigmentação, também é contraindicado em pessoas com fototipos mais altos, isto é, com pele morena, escura ou negra.

Cuidados após o tratamento a laser para estrias

  • Utilizar compressas de camomila ou geladas nas primeiras horas, para alívio do ardor
  • Hidratar o local com produtos indicados e especificados pelo profissional
  • Evitar exposição ao sol, pelo menos nos 15 dias subsequentes ao tratamento

A eficácia do tratamento a laser para estrias poderá levar algum tempo, às vezes sendo necessárias várias sessões e os resultados podem não ser evidentes até vários meses após o término do tratamento.

Tratamento a laser para estrias são procedimentos médicos e somente um profissional deverá aplicá-los, indicando o melhor tipo, após analisar cada caso.

Pois é, meninas!! Às vezes beleza dói, arde e custa caro.

Mas não precisa ser assim, se optarem por uma linha de tratamento com elementos naturais.

Existe no mercado, e já está em sua segunda edição, o E-book Adeus Estrias, um método totalmente natural, com ingredientes que são facilmente encontrados em qualquer supermercado do Brasil, como mel, limão, abacate e cenoura!

O livro digital (e-book) é baseado na medicina alternativa oriental do Japão, que comprovou a eficácia na combinação de determinados elementos naturais e suas quantidades, para tratamentos das lesões de pele, inclusive as estrias.

Informações sobre qualquer outro tratamento para estrias se faz necessário, já de início, o gasto com o pagamento de uma consulta ao dermatologista.

No caso do método Adeus Estrias, o custo por maiores informações será de um click e um pouco do seu tempo.

Acredite no poder da natureza lhe curando e preservando sua saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *